Um blogue pessoal mas... transmissível

20
Mar 09

 

Estava eu a almoçar e a fazer zapping pelos quatro canais da televisão nacional, quando me deparei com o programa "As Tardes da Júlia", da TVI, que tratava do tema: "Assumo: sou machista". Fiquei boquiaberto com aquilo que ainda pude ouvir de alguns convidados, já que não acompanhei todo o programa. Por momentos, pensei que tinha regredido no tempo… Mas não. De acordo com as declarações dos convidados, orgulhosamente machistas, a mulher não tem quaisquer direitos e quem manda lá em casa é o homem. Trabalhar fora de casa, nem pensar. Eu, que pensava que em pleno século XXI o modelo de um homem cônjuge e pai, autoritário e chefe de família, estava definitivamente posto de lado, tive de equacionar os meus conceitos. Ali estavam três legítimos representantes dessa espécie em vias de extinção, que dá pelo nome de macho lusitano.

 

Ao ouvir aqueles senhores, não resisti a colocar a questão de não existir ainda em Portugal um modelo familiar totalmente igualitário e baseado na co-responsabilização de homens e mulheres. E uma das conclusões a que cheguei é que a entrada das mulheres no mundo do trabalho, sendo actualmente um dado inquestionável, veio provocar efeitos na vida conjugal, nomeadamente ao nível das relações de poder, e na vida familiar e doméstica, no que diz respeito à divisão das tarefas, que passou a ser, mais do que uma vontade, uma necessidade. Talvez sem tomarem consciência disso, aqueles três representantes do machismo lusitano, ao não deixarem as suas mulheres trabalhar fora de casa, acautelaram a sua posição de macho dominante. E o pior é que estas ideias continuam a vingar neste país de brandos costumes. Simplesmente, de cortar os pulsos…

 

publicado por Pensador Insuspeito às 20:52

Infelizmente ainda existe muito disso e infelizmente ainda existem muitas mulheres que vivem na sombra dos seus maridos que são monstros e escravizadores . Mas com o tempo isso está a desaparecer, o macho lusitano é uma espécie comum nas gerações anteriores e mudam-se os tempos, mudam-se as vontades por isso a expécia está em vias de extinção e esperemos que ninguém a queira proteger!
Abraços
A... a 20 de Março de 2009 às 21:21

Março 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9

15




pensamentos que aqui deixaram
Olá!Também entrei hoje oficialmente de férias!=)E ...
Hmmm...simplesmnete o tipo ve a sua realidade ameç...
Que vergonha...só agora reparei que estás de volta...
Boas férias...e boa música.
Não sei se posso dizer que sou um frequentador da ...
Pinguim, ainda bem que gostaste. O tema é aliciant...
Toby, realmente com mentes tão tortuosas só se pod...
J. Coelho, como disse na resposta ao comentário an...
João, claro que o engate é independente dos locais...
Gostei imenso do teu texto.Parabéns! Abraço.
Prémio "Felizes Juntos"
Create your own banner at mybannermaker.com!
A Minha Música


MusicPlaylist
Music Playlist at MixPod.com

mais sobre mim
pesquisar
 
Participa Na Sondagem!
Qual a orientacao sexual de quem me visita?
Homem heterossexual
Mulher heterossexual
Gay
Lesbica
Bissexual
Nenhuma
Nao sabe
  
pollcode.com free polls
Suspeito Que Estão...
online
Visitantes Suspeitos
Suspeitos Que Por Aqui Passaram
Hit Counters
Free Hit Counters

Generated image
blogs SAPO