Um blogue pessoal mas... transmissível

28
Jul 09

 

 

Neste fim-de-semana, eu e o R. decidimos fazer uma incursão na noite gay da Cidade Invicta. Confesso que há muito tempo que não frequentava a "cena gay" porque de cada vez que o fazia sentia que estava a desperdiçar o meu tempo e que aquele ambiente estereotipado pouco tinha a ver comigo.

 

Além disso, não sou grande apologista de locais que se podem confundir facilmente com guetos para onde se procuram atirar as pessoas indesejadas com o intuito de as ocultar da vista do comum dos mortais. É por estas e outras que a homossexualidade passa quase despercebida à grande maioria das pessoas. Sabem que existe mas encaram os homossexuais como alienígenas que se encontram regularmente em locais muito estranhos e obscuros. E por isso a homofobia continua a campear, especialmente nos pequenos meios, onde os homossexuais ainda têm mais propensão a "esconder-se" em locais como esses. Para mim, a homossexualidade tem de vir cada vez mais para a luz do dia e os homossexuais têm de "misturar-se" com todas as outras pessoas. Mas isto daria assunto para outro post/pensamento.

 

O que é certo é que o R. propôs-me uma noite de sábado diferente e desta vez eu acedi. De tudo o que pude observar nos locais por onde passámos - primeiro um bar gay friendly e seguidamente uma disco gay - é que realmente pouca coisa muda com o passar dos anos. À primeira vista, o ambiente até pode ser descontraído e agradável, mas rapidamente apercebemo-nos que a imensa maioria dos gays está ali com um propósito bem definido: engatar. Não interessa quem. O que interessa é engatar alguém para aquela noite ou para o que resta dela. É um autêntico "mercado de carne"... Acresce que muitas destas pessoas têm uma propensão doentia para opinar sobre a vida dos amigos, conhecidos, ex-namorados. Comenta-se sobre quem anda com quem, sobre o facto de A. e B. terem rompido, que C. anda à procura de nova relação, que D. veste mal, que E. engordou...

 

Posso estar a ser exagerado e a tomar a parte pelo todo, mas causa-me imensa confusão ver toda aquela gente com o único propósito de engatar alguém para uma noite de sexo. Acho que cada um deve ser livre de fazer o que quiser com a sua vida desde que isso não afecte a vida de terceiros. No entanto, questiono-me sempre sobre a razão de ser de um comportamento tão promíscuo. Será que ninguém tem expectativas mais elevadas em relação à sua vida sentimental? Parece que nestes meios tudo gira em torno do sexo e que para além dele nada mais existe. Eu gosto muito de sexo mas no estádio actual da minha existência já não me contento com sexo puro e duro. Para mim, actualmente, sexo sem amor não faz qualquer sentido. Porque sexo sem amor é um acto puramente mecânico sem aquele misto de sentimentos que só o sexo entre duas pessoas que se amam pode oferecer.

 

Depois ninguém se lembra que, por alguma razão, o sexo pode acabar de um dia para o outro, e nesse caso não fica mais nada. Não existe amor, carinho, companheirismo. Fica apenas solidão, carência, vazio. E frequentemente isso é a porta aberta para o suicídio. Por outro lado, também os gays envelhecem e quantas vezes, no meio da solidão e do desespero, procuram construir aquilo que na juventude e meia-idade não quiseram ou não foram capazes de construir. Parece que ninguém ou quase ninguém quer investir numa relação estável e duradoura que possa oferecer segurança e bem-estar na velhice.

 

E para não me alongar mais neste pensamento, diria que depois desta noite a minha opinião sobre estes locais em nada mudou. Apesar de estar acompanhado pelo meu namorado, fui insistentemente penetrado pelos olhares de quem ali se encontrava e por duas vezes até fui apalpado. Então quando o R. foi apalpado quase me passei! Por isso, resolvemos sair dali e procurar um local menos "obscuro" para acabar a noite...

 


Eu há muito não frequento a noite gay, aqui em Lisboa; e parece segundo oiço dizer que não tenho perdido nada, não só porque nada de novo existe, mas também porque as pessoas que, como eu, aí iam para se encontrarem e darem dois dedos de conversa, fizeram como eu, e deixaram de ir; agora encontramos-nos nuns agradáveis jantares em nossas casa ou em sítios públicos, o que é muito mais salutar.
Concordo inteiramente que, acaba sempre por ser o engate o motivo da ida a esses sítios e como penso exactamente como tu, que o sexo pode ser a melhor coisa do mundo, mas feito com quem se ama, acho um desperdício ir a esses sítios; aliás, já fui, quando mais novo e estava "solteiro", frequentador assíduo de um bar e posso dizer que as vezes que entrei sozinho e saí com companhia não ultrapassaram os dedos de uma mão; nunca ia para engatar e muitas vezes até ficava frustrado por ter eventualmente desperdiçado algum encontro com pessoas interessantes.
No Porto frequentei muito o famoso "Moinho de Vento", que parece ainda existir, até porque era a dois passos do meu hotel.
Abraço.
pinguim a 28 de Julho de 2009 às 02:18

Pinguim, concordo com o que dizes. É sempre preferível escolher outros locais para se estar entre amigos.

E sim, o Moinho de Vento continua a existir e a ser um espaço de referência na noite gay portuense. Para quem gosta, claro!

Abraço!

Tudo bem os meios gay (bares e discos) são só engate e pouco mais, concordo!
Mas não é uma exclusividade gay, os bares e discotecas são quase sempre engate, já foram ao docks a um sábado a noite? Ou a Santos? A noite é leviana! abraços
sóJoao a 29 de Julho de 2009 às 14:58

João, claro que o engate é independente dos locais e da orientação sexual das pessoas que os frequentam. Mas tens de concordar que nos bares e discos gay tudo é feito mais à descarada e num piscar de olhos estamos na cama com alguém de quem nem sequer sabemos o nome. Este não sou eu a falar lol!

Abraço!

concordo com o facto de que engate é em todo o lado, mas a escala é que muda! Note-se que em bares hetero ninguém se despe, e nem sequer existem televisões a passarem filmes porno....
J.Coelho a 30 de Julho de 2009 às 09:15

J. Coelho, como disse na resposta ao comentário anterior, nos meios gay existe uma propensão maior para o engate. A meu ver, existem duas razões que o justificam. Por um lado, não há que fazer o habitual esforço para perceber se A ou B é gay, e por outro, nesses locais as pessoas sentem-se mais à vontade, inclusive para trocarem um beijo ou um gesto de maior intimidade. Mas também é verdade que em alguns bares "gay friendly" ainda há quem seja incomodado por ter um gesto mais ousado para com o seu namorado ou companheiro...

Abraço!

Não sei se posso dizer que sou um frequentador da noite, mais ainda da noite gay. Mas gosto de ir dançar pelo menos 1/2x por mês. Nunca perdi este hábito que se tornou mais forte com oa idade.

Nunca gostei de discotecas gay porque em 1993 quando comecei a sair, se via muito engate puro e duro. A Internet, penso, veio mudar isso bastante. Hoje em dia, o engate que se vê nas disco gay é igual ao engate existente nas disco hetero (no Blues Café cheguei a ver gente sair para dar a queca no carro e voltar para o próximo ataque).

Discotecas gay só conheço o Frágil e o Trumps. O Frágil tem excelente música (para o meu gosto pessoal) e quando saio vou com amigos gay+hetero que saem mesmo para dançar. Confesso que gostamos tanto de dançar e de música quem nem olhamos para o lado e nunca somos incomodados também.

O Trumps era a tal disco que eu considerava terrível, onde fui duas vezes há muitos anos e nunca á mais voltei. No ano passado o meu companheiro convenceu-me a ir lá porque sempre gostou da musica de uma das pistas. Fui. Fiquei agradavelmente surpreendido, na medida em que ficamos os dois a dançar 5 horas de seguida e sempre na nossa. Sem problemas. Voltei lá umas 4 vezes, ora com os ditos amigos de dança ora com o companheiro. Estive sempre à vontade, na minha. É claro que está lá gente para engatar, mas isso está em todo o lado. No café, na universidade, no trabalho, etc. Só que a nossa predisposição para o ver não é tão grande porque não associamos os ditos ambientes a engate. A discoteca é associada a engate e aí vemos, porque estamos à espera de o ver.

Quando vou ao Frágil e/ou ao Trumps, sei que o engate está lá (como em todo o lado) mas não o vejo porque não me predisponho a isso. Eu faço o que quero fazer lá aproveitar a música e divertir-me com os amigos ou com o meu companheiro (que felizmente gosta tanto de música e de dançar como eu). É tudo uma questão de segurança e atitude, creio. Quando saio é mesmo para me divertir e gosto tanto do meu grupo de amigos (com quem também há jantaradas em casa e conversa até às tantas) que os meus olhares se concentram neles apenas, acho que uma forma inata.

Contudo e a respeito de engates de discoteca não sou moralista ao ponto de pensar que uma relação monogâmica e duradoura não pode sair de um engate na discoteca. Duas das relações mais bonitas que conheço começaram assim e uma já leva 12 anos. Depois claro que há muitos miúdos com as hormonas aos saltos, mas todos tivemos hormonas aos saltos com 18-25 anos (apesar de eu ter canalizado as minhas para relacionamentos estáveis e nunca ter tido um one night stand ou uma curte, mas são estilos e o mundo tem lugar para todos).

Acho que já me alonguei demasiado, mas este post dava "pano para mangas" e tratá-lo por escrito é sempre redutor e talvez chato. Peço por isso as minhas desculpas.

ps. Nunca fui apalpado a não ser 2x por mulheres em discotecas straight. E uma das vezes quase levantei voo tal foi o meter da mão. Os meninos portam-se bem comigo, talvez seja o ar de jogador de rugby e pensem que podem levar "um pêro"

pss. Outra vez no Bedroom, no bairro, estava a dançar com o meu companheiro e vieram duas raparigas dançar connosco de forma mais "espevitada". Aceitamos a intromissão e dançamos com elas. Foram embora uns 20 minutos depois. Eram inglesas, desejaram-nos uma boa noite, agradeceram, e disseram que tinhamos boa energia. A noite também pode ser isto. :-)



Silvestre a 31 de Julho de 2009 às 11:53

Julho 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10

12
13
14
15
17

19
20
21
22
23
24
25

26
27
29
31


pensamentos que aqui deixaram
Olá!Também entrei hoje oficialmente de férias!=)E ...
Hmmm...simplesmnete o tipo ve a sua realidade ameç...
Que vergonha...só agora reparei que estás de volta...
Boas férias...e boa música.
Não sei se posso dizer que sou um frequentador da ...
Pinguim, ainda bem que gostaste. O tema é aliciant...
Toby, realmente com mentes tão tortuosas só se pod...
J. Coelho, como disse na resposta ao comentário an...
João, claro que o engate é independente dos locais...
Gostei imenso do teu texto.Parabéns! Abraço.
mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO