Um blogue pessoal mas... transmissível

16
Jul 09

 

 

No fim-de-semana passado, depois de jantarmos em casa do amigo de que falei no post anterior, eu e o R. fomos assistir ao concerto que os Deolinda deram numa cidade vizinha. Confesso que não ia com grandes expectativas, uma vez que não conhecia praticamente nada do repertório do grupo. Todavia, fui lendo críticas muito positivas a seu respeito e por isso mesmo quis constatar pessoalmente o sucesso que o grupo vem alcançando por toda a parte onde tem actuado.

 

Infelizmente, a sala não estava cheia mas ainda assim o ambiente era caloroso. À medida que o concerto se ia desenvolvendo, foram sendo vencidas as minhas resistências à novidade que constitui um grupo cujas canções se inspiram no fado mas também nas marchas populares e noutros sons urbanos menos recentes. Para isso contribuiu em muito a presença, o timbre de voz e os rasgos de falsa agressividade da vocalista Ana Bacalhau e a qualidade técnica dos músicos que a acompanham. Acresce dizer que o concerto, à semelhança das letras das músicas e do próprio tratamento gráfico dado ao CD, conduz-nos a um certo imaginário lisboeta, representado pela personagem Deolinda, e que no espectáculo ao vivo é subtilmente aludido pela presença da mesinha e das camilhas, que no entanto poderá passar despercebida aos mais desatentos.

 

O concerto foi assim uma agradável surpresa pela sonoridade e forma de estar diferentes dos Deolinda, o que constitui uma autêntica lufada de ar fresco no panorama musical português da actualidade. Para ouvir, escolhi "Clandestino", uma das faixas do álbum "Canção ao Lado", o álbum de estreia do grupo, editado em Abril do ano passado.

 

 

 

publicado por Pensador Insuspeito às 23:46

não acredito que não conhecias Deolinda! adoro e já distribuir uma quantidade razoável de cd do grupo por amigos. engraçado é que a Ana Bacalhau foi colega do Zé, mundo pequeno... e gosto do disco todo, mas a minha preferida é o Movimento Perpétuo Associativo!

abraço
paulo a 17 de Julho de 2009 às 11:39

Com excepção daquelas músicas mais "corriqueiras" como o "Fado Toninho" ou o Fon-Fon-Fon ", ainda não conhecia o repertório do grupo. Mas foi mesmo uma agradável surpresa e também já tenho o CD.

Abraço!

Olá vim aqui parar depois de ver a listagem de prémios dados pelo "Felizes Juntos". Espreitei e gostei e outra coisa que achei muito curiosa; ambos escolhemos uma mesma frase para de certa forma darmos a conhecer o conteúdo dos nossos blogs: "pessoal...mas transmissível".
Voltarei com gosto.
Abraço.
pinguim a 18 de Julho de 2009 às 08:02

Obrigado Pinguim por me visitares e comentares no meu blogue. Realmente a existência de prémios como estes é importante para dar a conhecer blogues novos. E termos escolhido a mesma frase para apresentarmos os nossos blogues é de facto curioso. Agradeço as tuas palavras e espero que voltes mais vezes.

Abraço!

Julho 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10

12
13
14
15
17

19
20
21
22
23
24
25

26
27
29
31


pensamentos que aqui deixaram
Olá!Também entrei hoje oficialmente de férias!=)E ...
Hmmm...simplesmnete o tipo ve a sua realidade ameç...
Que vergonha...só agora reparei que estás de volta...
Boas férias...e boa música.
Não sei se posso dizer que sou um frequentador da ...
Pinguim, ainda bem que gostaste. O tema é aliciant...
Toby, realmente com mentes tão tortuosas só se pod...
J. Coelho, como disse na resposta ao comentário an...
João, claro que o engate é independente dos locais...
Gostei imenso do teu texto.Parabéns! Abraço.
mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO